- +55 82 98844-7344
- [email protected]
- Atendimento sob horário marcado
Restabelecer a estética e o aspecto funcional do sorriso é um dos maiores objetivos da Odontologia Reabilitadora, ou reabilitação oral, como também é conhecida.
Além de favorecer a estética do sorriso, essa especialidade é capaz de resolver casos complexos, como restabelecer as funções estética, mastigatória e fonética do paciente. Conheça os tratamentos que envolvem a reabilitação oral.
Com certeza você já deve ter ouvido falar dos laminados cerâmicos, pois eles são verdadeiras estrelas na odontologia reabilitadora.
Eles carregam esse nome graças à técnica de composição, que corresponde a lâminas que recobrem a parte externa do dente com as famosas porcelanas odontológicas.
Existem alguns tipos laminados cerâmicos e o que diferencia um do outro é a quantidade utilizada e como eles se adaptam à superfície do dente.
A lente de contato dental, por exemplo, é um laminado fino e delicado confeccionado para ser colocado diretamente sobre os dentes. Seu nome se dá pela semelhança com a lente de contato ocular, com espessura quase imperceptível de tão fina. É uma técnica menos invasiva e muito procurada por pacientes que desejam um sorriso mais alinhado e branco.
Outro tipo de laminado é o fragmento cerâmico que, assim como a lente de contato dental, tem uma espessura mais fina e ausência de desgastes. Sua diferença se dá pelo tamanho, pois ele é menor e restrito apenas às superfícies dos dentes que necessitam de correções.
A prótese parcial removível é uma armação metálica com dentes artificiais que substituem os naturais. É uma solução móvel para pacientes que, por diversos motivos, tiveram perda dos dentes e não podem utilizar a prótese dental fixa, como problemas periodontais.
A prótese parcial removível é confeccionada para se encaixar na arcada dentária de maneira que respeite a mordida do paciente. Além disso, é um tratamento ágil e durável, mas que necessita de revisões odontológicas periódicas para garantir a durabilidade da prótese.
A prótese fixa é uma opção da odontologia reabilitadora realizada em pacientes que perderam um ou mais dentes. Ela é cimentada nos dentes vizinhos e, para isso, é necessário realizar um preparo nos dentes adjacentes.
Existem muitos materiais disponíveis para o tratamento com prótese fixa, alguns tipos são mais comuns, como metalocerâmica, porcelana pura, zircônia, resina e até a opção adesiva, esta última usada para repor um único dente perdido.
A escolha do tipo de prótese deve ser feita individualmente para cada caso, de acordo com a indicação do profissional.
A prótese total é também conhecida como dentadura. Na odontologia reabilitadora ela é uma solução para pacientes que perderam todos os dentes da arcada.
Ela substitui todos os dentes e tem um papel fundamental de restabelecer a estética e a função mastigatória do paciente, ajudando na recuperação da autoestima.
A prótese total é feita a partir de uma base acrílica na cor da mucosa bucal, que se apoia sobre a gengiva. É um tratamento mais acessível e que apresenta poucas contraindicações.
A reabilitação por implante dentário é uma excelente opção para a reposição de um ou mais dentes perdidos. A prótese sobre implante nada mais é do que um cilindro de titânio que irá preencher o espaço deixado pelo dente como se fosse a raiz de um dente natural.
Após planejamento do tratamento e execução de exames de imagem, o paciente recebe o implante para, em seguida e após cicatrização, receber a prótese no lugar do dente.
Esta é justamente a função da prótese sobre implante: reabilitar a função e a estética do dente perdido que influenciam em atividades do dia a dia do paciente, como mastigação e fala.